Uemasul recebe o Selo ODS Educação
A Uemasul recebeu o Selo ODS Educação em cerimônia realizada na última quinta-feira (20), no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. A certificação reconhece as ações de 15 projetos de extensão desenvolvidos pela instituição, que geraram 16 impactos positivos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Estiveram presentes para receber a honraria a reitora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves, o pró-reitor de Extensão e Assistência Estudantil (PROEXAE), professor José Milton Lopes Pinheiro, além de outros representantes de 74 instituições de ensino de todo o Brasil.
Reconhecimento da Uemasul na Agenda 2030
A reitora destacou a importância do reconhecimento para a universidade.
"Essa certificação é resultado do trabalho da PROEXAE e demonstra a preocupação da UEMASUL com o desenvolvimento sustentável e com práticas que melhoram a qualidade de vida. É uma grande alegria saber que nossos projetos impactam e contribuem para o alcance das metas da Agenda 2030, especialmente o ODS 4: Educação de Qualidade", afirmou Luciléa Gonçalves.
O Selo Social ODS Educação valoriza iniciativas educacionais que impactam positivamente o ODS 4, voltado à educação de qualidade. Durante o evento, foram apresentados dados dos projetos cadastrados na plataforma. No total, foram aprovados 1.939 projetos alinhados aos ODS, com 26 universidades e institutos federais, 10 universidades estaduais, 24 instituições privadas e comunitárias, além de 14 centros, colégios e escolas certificadas.
O professor José Milton Lopes Pinheiro ressaltou a relevância da certificação para a instituição.
"A certificação evidencia o compromisso da UEMASUL com uma educação sustentável e destaca a força dos nossos projetos de extensão, que nos credenciaram como uma das 10 universidades estaduais do país a receber essa honraria", pontuou o pró-reitor.
Projetos de extensão reconhecidos
Os 15 projetos de extensão da Uemasul que contribuíram para a certificação são:
- Alfabetização tecnológica para jovens e adultos
- Falando de doação de sangue para salvar vidas: gotas de vida e amor
- Papo de menina
- Imperatriz arqueológica, territórios de memória: conexões patrimoniais com as escolas da educação básica do município de Imperatriz e o museu CPAHT
- De mulher para menina - ensino de modelagem e impressão 3D para meninas do ensino médio da rede pública de Açailândia-MA
- Brinquedoteca hospitalar: um espaço lúdico e interativo para crianças hospitalizadas em Açailândia-MA
- Meu velho amigo: promoção de cuidados à pessoa idosa por meio da literatura, saúde, música, jogos matemáticos e etnobotânica
- Laços de afeto - palhaçoterapia como promotora de saúde pública
- Educar para prevenir: Maria da Penha vai à escola
- Cursinho popular
- SBV para todos
- Universidade Aberta à Terceira Idade – UATI
- Seniors, Let’s Learn English? (Idosos, vamos aprender Inglês?)
- Ambulatório Veterinário Social
- Saber mais, ler e escrever - VIII
O que é o Selo Social ODS?
O Selo Social ODS é um programa que mobiliza e integra empresas, órgãos públicos e organizações da sociedade civil em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A certificação reconhece o trabalho de instituições educacionais, públicas e privadas, que contribuem diretamente para essas metas globais.
Com o selo, a Uemasul passa a ter seus projetos divulgados na plataforma online, inspirando outras instituições a se cadastrarem e desenvolverem ações alinhadas à Agenda 2030.
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) abrangem os principais desafios globais e incluem temas como:
✔ Erradicação da pobreza
✔ Fome zero e agricultura sustentável
✔ Saúde e bem-estar
✔ Educação de qualidade
✔ Igualdade de gênero
✔ Água potável e saneamento
✔ Energia limpa e acessível
✔ Trabalho decente e crescimento econômico
✔ Indústria, inovação e infraestrutura
✔ Redução das desigualdades
✔ Cidades e comunidades sustentáveis
✔ Consumo e produção responsáveis
✔ Ação contra a mudança global do clima
✔ Vida na água
✔ Vida terrestre
✔ Paz, justiça e instituições eficazes
✔ Parcerias e meios de implementação
Além dos objetivos, a Agenda 2030 propõe 169 metas específicas a serem atingidas entre 2016 e 2030.
Com a certificação, a Uemasul reafirma seu compromisso com uma educação transformadora e sustentável, promovendo iniciativas que impactam diretamente a sociedade e contribuem para um futuro mais justo e inclusivo.