Maranhão inspira Bahia na implementação do projeto Aprender a Estudar Textos

Acessar fotos
17/10/2025

A experiência bem-sucedida do Maranhão com o projeto Aprender a Estudar Textos (AET) tem servido de inspiração para outras redes de ensino no país. Recentemente, a iniciativa maranhense foi referência para o início da implementação do projeto em seis municípios da Bahia, em ação conjunta da Fundação Maria Emília com o Laboratório de Educação (Labedu).

O encontro que marcou o início da parceria contou com a participação de representantes das redes municipais de Água Fria, Antônio Cardoso, Conceição da Feira, Conceição do Jacuípe, Ipecaetá e Irará, além de gestores e técnicos educacionais, que puderam conhecer de perto a trajetória e os resultados alcançados pelo Maranhão na execução do AET.

Em execução no Maranhão desde 2024, o projeto já impacta mais de 8 mil estudantes dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental em 16 municípios, fortalecendo a formação continuada de professores e a recomposição das aprendizagens.

Durante o encontro, a coordenadora do Eixo Recomposição das Aprendizagens da Seduc, Ana Neri Santos da Silva, compartilhou resultados e aprendizados obtidos ao longo do percurso e destacou o impacto do projeto na prática pedagógica. “Os instrumentos de acompanhamento do projeto têm nos permitido enxergar o que acontece, de fato, na sala de aula e compreender os resultados com mais profundidade. Esse processo tem ressignificado a ideia de acompanhamento, que deixou de ser vista como fiscalização para se tornar uma oportunidade de reflexão e melhoria da prática pedagógica”, afirmou.

Ana Neri também ressaltou o envolvimento de professores e estudantes no desenvolvimento das atividades. “A metodologia do projeto tem promovido a participação ativa das crianças e o engajamento dos professores, criando espaços de diálogo entre estudantes e educadores. Esse movimento tem sido tão significativo que as próprias redes municipais têm solicitado a ampliação do projeto para outras turmas e equipes, o que mostra que estamos alcançando quem mais importa: os estudantes”, completou.

Para Nicole Paulet, diretora do Laboratório de Educação, o encontro reforçou a importância da parceria para fortalecer o trabalho iniciado no Maranhão. “A oportunidade de reunir gestores e equipes técnicas que já iniciaram, com o Labedu, o trabalho de diagnóstico foi muito significativa. Esse encontro expressa o compromisso coletivo com um mesmo propósito: melhorar a aprendizagem das crianças. Reconhecer que a formação de professores e gestores está no centro desse processo é o que nos move a fortalecer uma rede de colaboração entre os municípios do território, capaz de sustentar o trabalho nos próximos anos”, destacou.

Com base nos resultados alcançados no Maranhão, a iniciativa chega agora à Bahia com o objetivo de consolidar uma rede colaborativa entre municípios, fortalecer a formação docente e contribuir para a melhoria da aprendizagem das crianças.